12 de setembro de 2025
22:26
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Do Interior Paulista Ao Protagonismo Nacional



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Eder Yassin, CEO da Drogamax

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Com sede em Araçatuba (SP), a Drogamax Hiperfarmácia desafia a lógica de que apenas grandes centros urbanos concentram os protagonistas do varejo farmacêutico brasileiro.

Em 10 anos de trajetória, a rede saiu do status regional para se posicionar como referência nacional em inovação, gestão e experiência de compra. Sob a liderança do CEO Eder Yassin e da estrategista Carla Bittencourt, a empresa quadruplicou seu faturamento em seis anos e encerrou 2024 com R$ 220 milhões em receita e a meta de alcançar R$ 320 milhões em 2025.

Fundada em 2014, a Drogamax mantém operações também em São José do Rio Preto, onde está instalada a maior farmácia da América Latina. Com cerca de 3,2 mil metros quadrados de área tota, sendo mais de 2 mil deles dedicados ao público, a unidade se tornou símbolo da proposta inovadora da marca: unir tecnologia, experiência de compra e atendimento humanizado.

Quarenta anos depois da fundação da primeira farmácia da família, Eder Yassin assumiu a gestão da empresa após uma estruturada e criteriosa sucessão familiar. Yassin deu continuidade ao empreendedorismo do pai e criou a segunda unidade, com o nome Drogamax.

DO REGIONAL AO NACIONAL

“Eu queria transformar a minha empresa. Sempre tive uma visão ampla do meu negócio e sonhava com algo muito maior, com representatividade e relevância no cenário nacional. Foi então que decidi buscar alguém que pudesse me ajudar a concretizar esse sonho”, relembra Eder Yassin.

A mentora Carla Bittencourt ingressou na Drogamax em 2017 com o desafio de revitalizar o ambiente organizacional. Desde então, implantou o Projeto Nova Era e a Metodologia PPG (Pessoas, Processos e Gestão), que transformaram a experiência de clientes e colaboradores.

O resultado foi uma expansão consistente: de três para seis unidades, com duas lojas reconhecidas como líderes nacionais em faturamento por metro quadrado.

A aposta em diferenciais tecnológicos e de serviços elevou o padrão de atendimento. Entre os marcos, estão a certificação ISO 9001, inédita no setor farmacêutico paulista, a implantação do primeiro robô atendente do Brasil, importado da China para a unidade de Rio Preto, e até a criação de um pet shop integrado.

O Projeto Nova Era também resgatou a dimensão humana do relacionamento com clientes. Consultores especializados, maquiadoras e caixas treinados para chamar os clientes pelo nome fazem parte de uma estratégia de fidelização baseada em experiência emocional.

“O crescimento da Drogamax Hiperfarmácia mostra como um empresário do interior pode não só participar, mas disputar espaço de destaque no cenário farmacêutico nacional. Ele é visionário e tem tomada de decisão rápida, o que contribui para que tudo seja implantado com agilidade”, diz Carla sobre Yassin, de 53 anos, que começou a trabalhar muito jovem na farmácia do pai, Adel Yassin, atuando inicialmente como entregador e office boy.

A Drogamax se transformou em um case do poder de empresas regionais, que, com visão estratégica, alcançam protagonismo nacional. A rede não apenas conquistou mercado, mas também provou que há espaço para inovação fora dos grandes centros.

Hoje, a marca é líder absoluta no noroeste paulista e detém 64% do mercado de Araçatuba com apenas 5 lojas. Os planos são de expansão para mais 2 lojas em São José do Rio Preto, totalizando 3 lojas na cidade, e de consolidação da presença nacional nos próximos anos.

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Unidade de São
José do Rio Preto
(SP): maior farmácia
da América Latina,
com cerca de 3,2 mil
metros quadrados
de área total

Para Yassin, o futuro está em manter o equilíbrio entre tecnologia e humanização. Essa visão acompanha a expansão de um setor em franca ascensão. Em 2024, o varejo farmacêutico brasileiro movimentou R$ 158,4 bilhões, crescimento de 11% sobre o ano anterior, segundo dados do IQVIA. No total, o segmento faturou R$ 220,9 bilhões, alta de 12,7%. A região Sudeste concentra mais de 36 mil farmácias – parte das quase 94 mil em operação no país. Nesse cenário competitivo, a Drogamax tornou-se referência em interiorização com impacto econômico direto: geração de mais de 500 empregos qualificados, novas oportunidades de carreira e incremento da arrecadação de impostos locais.

A trajetória da Drogamax é mais do que uma história de crescimento expressivo: é a prova de que visão estratégica, coragem para inovar e investimento consistente em pessoas podem transformar empresas regionais em referências nacionais.

Do interior paulista para o Brasil, a rede demonstra que, quando propósito e gestão caminham juntos, o potencial de impacto ultrapassa fronteiras e redefine padrões em todo um setor.

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.





Fonte: Forbes

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